FAQ - Dúvidas Frequentes

Nesta seção você poderá encontrar repostas para as dúvidas mais frequentes sobre os tratamentos, técnicas utilizadas e procedimentos utilizados em nossa clínica.

 

Como tratar a hiperidrose?

Como tratar a hiperidrose que tanto incomoda?

A hiperidrose (suor excessivo) é uma afecção que causa desconforto ao paciente, produzindo transtornos sociais e profissionais e diminui significantemente a qualidade de vida. A hiperidrose secundária pode estar associada a distúrbio metabólico. O diagnóstico é clinico e o tratamento baseia-se em agentes anti-perspirantes, tratamento cirúrgico, excisão cirúrgica e aplicações de toxina botulínica.

 

Melasma: existe tratamento definitivo?

Existe um tratamento definitivo para esse problema?

A hipermelanose (aumento de melanina na epiderme, camada superficial da pele) geralmente acomete as áreas de pele expostas a radiação ultravioleta. São máculas irregulares geralmente bilaterais e simétricas de cor castanhas ou castanhas acinzentado, predominantes na face. É uma dermatose inestético e o tratamento se baseia na proteção da pele contra radiação ultravioleta e no clareamento das manchas.

Saiba mais sobre melasma neste artigo

 

Peelings químicos: qual a indicação?

Somente para clareamento da pele?

Geralmente é indicado para tratamento do melasma (máculas irregulares de cor castanha ou castanha acinzentado, predominantes na face), no entanto deve ser empregado apenas como complemento ao tratamento clínico, com muito cuidado no intuito de melhorar as manchas. Porém existem vários tipos de peelings que podem ser associados no tratamento do fotoenvelhecimento.

 

Pele com acne

Como tratar e melhorar?

A acne é uma dermatose crônica da unidade pilos sebácea que é composta de uma glândula sebácea bem desenvolvida. Ela não apresenta uma causa única e o quadro se estabelece conforme resposta individual. O objetivo primário é tratar a acne o mais precocemente para evitar as cicatrizes. Há vários recursos terapêuticos, mas o importante é não manipular as lesões, deixando esse tratamento para um profissional habilitado ou médico. Tratamentos indicados:

.
  • Tratamento tópico, geralmente para controlar a oleosidade;
  • Tratamento sistêmico para casos de acne inflamatória, de moderada a grave, com pústulas e cistos;
  • Terapia hormonal;
  • Retinóides tópicos e orais.

Saiba mais sobre acne neste artigo

 

Preenchimento facial

Esse procedimento pode ser feito em clinica? Esse tratamento diminui o chamado “bigode chinês”?

Sim, esse procedimento pode ser realizado em clínica. O preenchimento cutâneo se classifica em reabsorvível ou permanente, o material utilizado é o acido hialurônico que é constituinte natural do tecido dérmico. As indicações são quando os sulcos da face se tornam proeminentes, como o chamado "bigode chinês", linha de expressão que vai do canto do nariz ao canto da boca.

 

Rosácea, o que é?

Qual o melhor tratamento?

Rosácea é uma doença crônica que afeta preferencialmente indivíduos com pele clara e predomínio na mulher, caracteriza-se por flushing (rubor no rosto) frequente, eritema persistente e telangiectasias intercalados por lesões inflamatórias com pápulas e pústulas evidentes.

O tratamento varia com o grau que apresenta os subtipos da rosácea, podendo ser tópico gel ou creme aplicado no local sistêmico. Podem ser utilizados também antibióticos e retinóides via oral, laser e luz pulsada. Fatores físicos também podem ser desencadeantes ou agravantes.

 

Toxina botulínica: quando usar?

Quando posso me submeter a esse procedimento? E qual a melhor indicação?

Esse tratamento pode ser realizado no controle das rugas dinâmicas faciais do terço superior da face. As rugas do sulco da fronte, glabela (espaço compreendido entre as sobrancelhas) e região lateral dos olhos (pés de galinha) constituem as indicações clássicas com os melhores resultados. O ideal são aqueles já em programas de tratamento de envelhecimento cutâneo e é fundamental uma boa avaliação.

© 2009 Dra. Marta Valentina CRM 76.420. Todos os direitos reservados.