Endocrinologia e Metabologia

Doenças da Tireóide

A tireoide é uma glândula com a forma aproximada de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço. Os hormônios produzidos são essenciais para o controle das atividades metabólicas dos adultos e o desenvolvimento do sistema nervoso nas crianças, afetando todos os órgãos do nosso corpo.

Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, a produção de hormônios pode ser exagerada ou insuficiente. As disfunções mais comuns da tireoide são:

  • Hipertireoidismo: Funcionamento excessivo da tireoide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso. Alguns sintomas de hipertireoidismo são: depressão, anemia, insônia, hipertensão.
  • Hipotireoidismo: Mau funcionamento da tireoide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas consequências. Alguns sintomas de hipotireoidismo são: fraqueza, desânimo, hipertensão, sonolência, prisão de ventre
  • Bócio: Crescimento exagerado da tireoide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço. O bócio pode ocorrer tanto no hipertireoidismo como no hipotireoidismo.
  • Nódulos tireoidianos: O nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido, são muito comuns e normalmente não apresentam sintomas. Embora apenas uma pequena parte possa ser um nódulo maligno, o reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar o paciente.

As alterações na tireoide podem causar diversos sintomas, que se não forem bem interpretados podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando.

 

Retornar para Especialidades
© 2009 Dra. Marta Valentina CRM 76.420. Todos os direitos reservados.

Joomla! Debug Console

Session

Profile Information

Memory Usage

Database Queries